Terceira Edição e suas repercussões – Nota Pública

Nota Pública

O Jornal Ori terceira edição que começou a circular desde a semana passada no município de Itacaré trouxe dessa vez uma euforia maior: as denúncias que foram vinculadas a essa edição tem causado grandes repercussões, seja de desncontentamento das pessoas ligadas ao prefeito, seja de apoio e incentivo a mais indignação da maioria da população que consegue visualizar os grandes desastres que atual gestão tem gerado.

Tendo em vista os diversos questionamentos a respeito de nosso trabalho, viemos a público informar:

– Não somos e não seremos vinculados a nenhum partido político ou candidato, por tanto, o jornal não tem nenhuma finalidade eleitoreira;

– Não existe e nunca existiu nenhum tipo de financiamento diferente da verba apoiada pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos que é a instituição patrocinadora que o fez através de edital público de caráter nacional.

Assim, o Jornal ORÍ continuará sendo uma oficina de reportagem comunitária aberta, autônoma e independente, que tem interesse em contribuir com o processo de comunicação de nosso território , compreendendo o seu poder de formação e informação.

Por fim, lamentamos profundamente a crise política que o município passa e acreditamos que apenas uma mobilização popular ampla poderá impedir de que as coisas piorem. Nós do Jornal, estaremos cumprindo nossa parte da comunicação e torcendo para que essa mobilização aconteça em algum momento e que não seja muito tarde…

A Redação

Anúncios

Sobre jornalori

Jornal comunitário que começou seus ensaios em 2009, de forma bastante tímida e amadora. O Jornal Itacaré Mostra sua Cara, não conseguiu a cara que se desejava. Faltava uma dinâmica, não existia uma equipe, o orçamento era escasso. Em 2010, a Oficina de Jornalismo Comunitário conseguiu reunir duas turmas de jovens e adultos com uma dinâmica de aulas de fotografia, redação, edição de texto, técnicas de entrevista e blogagem. O desafio era conseguir preparar as pessoas para a prática do jornalismo comunitário, fosse pra escrever no nosso jornal, fosse para escrever em qualquer jornal, ou criar um. A ausência de um veículo de comunicação com qualidade no nosso município sempre foi um elemento inquietante em todas as pessoas envolvidas nesse trabalho e o Itacaré Mostra sua Cara não conseguiu amenizar essa inquietação. Na sequencia da oficina, conseguimos compor uma equipe redação que se sucedeu em 2011, à aprovação do Projeto “O Direito é Humano”, do Fundo Brasil de Direitos Humanos e as oficinas com software livre para edição de imagens e diagramação através da Rede Mocambos. O Jornal Orí, em sua primeira edição com esse nome, traz esse histórico de um processo aprendizado comunitário que tem muita relação com os princípios de “escola aberta” e “conhecimento livre” que também é princípio da Casa do Boneco de Itacaré. Apesar da iniciativa ter nascido na Casa, ela não é “da Casa”, mas se trara de uma ferramenta colaborativa desde que não fira com os princípios da construção e existência desse jornal. Ou seja, continuamos abertos para outros escritores, para somar a nossa equipe de redação, ou simplesmente para o começo de um aprendizado. Durante 8 meses, o nosso Orí vai priorizar o direito à Saúde da População Negra e outros direitos públicos indispensáveis. A escolha versa muito sobre a realidade de descaso e abandono desses direitos para a população negra em nosso município.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Terceira Edição e suas repercussões – Nota Pública

  1. Léo Janicsek disse:

    Guerreiros!
    Também estou na trincheira! Sou escritor, escrevo estórias de temática indígena e já tive contos publicados em coletâneas literárias sendo um dos vencedores do 1° Concurso Bahia de Todas as Letras. Estou publicando minha primeira obra: O Livro de Sanumá, que conta a estória de uma índia Yanomani que encontra sua cara metade no Campo Cheiroso. A obra sai em Portugues, Ingles, espanhol e alemão. É possivel vcs divulgarem minha obra no seu jornal?
    Facebook: Léo Janicsek
    MSN: itacaregaucho@hotmail.com
    Aloha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s